terça-feira, 21 de agosto de 2012

Somos herdeiros de nós mesmos


Há uns dias atrás eu estava como costumo dizer... “Melancólica”. São aqueles dias em que apesar de saber que recebi tudo na vida que uma pessoa precisa para ser feliz, ainda assim “sou capaz” de achar que é pouco, que falta algo... Me sinto vazia, daquele vazio que aceitamos crescer dentro de nós de forma tão estúpida e como já disse antes: nos faz esquecer de quem somos filhos...

Conversando com meu pai, como sempre faço nestes dias (em que permito que a tristeza me cerque), ouvi de sua boca várias frases para mim tão absurdas que a cada instante pensava: “Meu pai está cada dia mais doido...”. Minha mãe se estivesse aqui e nos ouvisse, certamente daria uma gostosa gargalhada, daquela inconfundível e que conhecemos bem.

Primeiro ele me perguntou, quem poderia me dar felicidade nesta vida, quem poderia me dar paz, levar harmonia para meu caminhar? 

Era tão óbvia a resposta que eu, de posse da minha enorrrrrrrrrrme sabedoria logo respondi: DEUS, SOMENTE DEUS!

– Ele então riu e carinhosamente me respondeu: E – R – R –A – D – O !

– Filha, a única pessoa ou ser que pode lhe fazer feliz é você mesma! Você é a única responsável pela sua felicidade e pela paz em sua vida. Só a partir do momento que você resolver de fato ser feliz e tornar sua vida harmoniosa é que encontrará a real felicidade.

Aí eu fui ficando cada vez mais intrigada porque seus questionamentos só iam piorando minha situação. Ele então me perguntou assim: 

Mas analisando a situação por outra perspectiva, você sabia que a melhor coisa da vida é viver sem Deus?  (Quando ele afirmou isso definitivamente, achei que meu pai estava ficando louco varrido).

Sim, ele continuou – porque uma pessoa sem Deus, pode tudo, vai se privar do quê e para quê? Por que se preocupar em fazer o bem, ser honesto, correto se não existe Deus em sua vida? Uma criança que o pai não se preocupa em mandá-la para escola, vai ficar feliz da vida. Para ela é um dia a mais em casa tranquila na frente da televisão ou pior ainda, na rua sem se ocupar com a “chatice” da escola. 

Mas note o detalhe: viver sem Deus, pode até parecer ser muito bom (à primeira vista), mas depois num futuro talvez não muito distante, as consequências podem ser trágicas. 

Porque na verdade uma pessoa pode até achar “perfeitamente normal” ela querer e viver sem Deus, mas não há nada pior para um ser humano, como filhos de Deus que somos, morrermos sem Ele, pois para um homem, morrer sem Deus no seu coração é como só ter passado pela vida, sem ter entendido de fato o que ela tinha de melhor, porque quando a vida se vai, para o homem só resta o que estiver guardado em seu coração, na sua alma e se assim for, o que restará para nós que só levamos aquilo que plantamos e colhemos, seja bom ou ruim.

Veja, quantos bons exemplos existem, de pessoas que souberam ser felizes e aproveitar a vida: Irmã Dulce, Gandhi, São Francisco de Assis, Martin Luther King, Chico Xavier, Santa Teresinha e tantos outros valorosos filhos de Deus, que não estiveram à passeio pela vida, mas sim vivendo em toda sua plenitude.

Quando vivemos com Deus, sabemos o que fazemos e quando vivemos sem Deus “achamos” que sabemos o que estamos fazendo. Sem Deus somos nada, porque Deus é tudo. Deus, por meio da nossa consciência tudo vê, tudo ouve, tudo pode e não adianta tentarmos fugir disso porque é ela que norteia o nosso existir. 

Tudo o que precisamos para vivermos felizes nesta vida, Deus já nos deu, cabe a nós lutarmos pela nossa felicidade. As ferramentas que recebemos podem nos levar ao céu ou ao inferno, tudo dependerá do caminho que escolhemos para trilhar...

Muitas vezes nos quedamos perplexos e atônitos com acontecimentos trágicos do dia a dia e nos questionamos a respeito da existência do poder e da justiça de Deus. Se uma menina é assassinada e violentada, cruelmente morta por outro ser, como entender que Deus estava ali e viu, ouviu seu choro, seu sofrimento e não fez nada para evitar tamanho sofrimento.

Estas respostas estão muito além dos nossos olhos e da nossa capacidade de entender porque só vemos até aquele instante, em que o ato violento era praticado e do qual tomamos ciência à distância, mas e o que aconteceu antes daquele dia, quem era aquela criança? O que aconteceu de fato em sua existência para ocasionar uma passagem tão trágica em sua vida?

Temos de partir do princípio de que se Deus é perfeito, bom e justo. Tudo ouve, tudo vê e tudo sabe e sendo assim, certamente não deixaria um inocente sofrer atoa, pagar sem dever. Para tudo que acontece nesta vida há uma explicação e “não cairá uma folha sequer da árvore, sem que o senhor seja servido”. 

Como um pai poderia oferecer um prato de estrume para um filho e de manjar para outro? Nenhum pai bom e amoroso em sã consciência, cometeria tamanha injustiça partindo do princípio que para um pai, seus filhos são todos iguais. 

E assim também nós somos para Deus, somos todos filhos queridos. Ele nos torna responsável somente por um ser: nós mesmos, portanto filha, trate de cuidar do que Deus lhe deu, com todo seu amor e carinho, porque sua alma é seu maior tesouro e cabe a você única e exclusivamente a missão de ser FELIZ, pois no final de toda nossa história, só levaremos conosco o que construímos durante nossa existência.

Assim, depois de tantas perguntas e respostas que me mostraram o quanto eu ainda tenho de lutar, principalmente contra mim mesma para me tornar melhor, desliguei o telefone e fui pedir perdão para Deus novamente, pelas minhas Sandrices... 

Você quer saber do meu pai?  Bom, ele continua por ai, espalhando suas loucuras...

Um comentário:

  1. É um privilégio poder ter um pai capaz de dar bons conselhos, do mesmo modo que para um pai é uma alegria poder ser ombro a um filho(a) aflito (a).
    Da mesma forma Deus se compraz quando o buscamos de todo o nosso coração. Com nossas aflições, conflitos e inseguranças, permitindo que Ele a alegria de nos acalentar e confortar a alma.
    Que Deus conserve o seu pai e seus bons conselhos.

    ResponderExcluir